Imagem de lousa com texto em inglês

O Inglês na engenharia

Uma carreira promissora depende de vários fatores, e um desses fatores é saber um outro idioma. Entre os idiomas mais falados no mundo está o inglês, que ocupa o 1° lugar. Dominar essa língua faz com que o graduando em engenharia possa ter acesso a materiais e cursos em inglês e, para os formados, traz uma maior capacitação para o mercado de trabalho da engenharia, que se encontra em crescente globalização. Na sequência serão apresentadas estatísticas sobre o idioma, motivações para você incluir o inglês na sua lista de skills e algumas dicas interessantes para te ajudar na tarefa de aprendê-lo.

Domínio do inglês no Brasil

Em relação à população brasileira no geral, os dados apontam que apenas 5% da população brasileira fala o inglês fluentemente. Em relação aos outros níveis do idioma, um estudo feito pelo grupo Talenses, uma empresa de recrutamento e seleção, mostra que o percentual continua baixo (saiba mais). O estudo aponta que, de 1.423 entrevistados, não chegam a 10% aqueles que têm nível intermediário e avançado. Ainda há aqueles que mentem no currículo dizendo falar a língua, mas têm somente o nível básico e também aqueles que estão no nível do conhecimento técnico, ou seja, entendem somente algumas palavras ou termos técnicos que dizem respeito a sua área de atuação.

Motivos para aprender inglês

O inglês nos currículos já deixou de ser apenas desejável, hoje é primordial, é praticamente obrigatório saber a língua inglesa. Para aqueles que ainda são alunos de graduação, a língua inglesa está presente em muitos materiais de estudo, como nos artigos científicos e também em alguns livros. Desse modo, aprender o idioma ainda na graduação ajuda no desenvolvimento do aprendizado do aluno.

Para aqueles que já estão iniciando uma carreira, a cobrança pela fluência no idioma é maior. Isso porque, com o crescimento da globalização dos negócios de engenharia e tecnologia, o profissional muitas vezes precisa interagir com pessoas de outras regiões do mundo em seu trabalho; criar documentos técnicos em linguagem internacional (inglês) por exigência do cliente, mesmo do Brasil; consultar normas e guias americanas e/ou europeias; consultar referências estrangeiras de projetos (cases), entre muitas outras situações que podem exigir do profissional o domínio do inglês ou, caso não exijam, ser vistas como uma oportunidade de se destacar no exercício de sua função, o que certamente aumentará as chances de sucesso na carreira.

E uma outra vantagem para o profissional que apresenta fluência no idioma é o salário. Uma pesquisa feita pela Catho, site de classificados de empregos, revela que o salário para quem é fluente pode ser até 52% maior do que para aqueles que não dominam a língua.

Onde aprender o inglês?

Há muitos lugares por onde é possível aprender o idioma. Entre eles estão os aplicativos de aprendizado, sites que oferecem cursos (alguns gratuitos) e escolas de idiomas que garantem fluência no idioma. Mas é importante estar atento e saber se os cursos são reconhecidos, certificados. Os aplicativos para aprender idiomas são de grande utilidade para o aprendizado, pois são interativos e divertidos. Como exemplo, apresentamos o Duolingo e o Youllt.

Duolingo

O Duolingo é um aplicativo utilizado para o aprendizado de idiomas que utiliza o formato de gamificação. Nas versões web e mobile, ele possui mais de 500 milhões de usuários.

Página Inicial do app Duolingo

YOULLT

O YOULLT (Your Learning Language Tube) é um aplicativo web para o aprendizado de diversos idiomas. Nele é possível pesquisar por vídeos do Youtube e treinar com eles o listening (ouvido), o writing (escrita) e o speaking (fala) por meio da dinâmica de tentar escrever/falar corretamente o que está sendo dito no vídeo. No vídeo abaixo contém a apresentação da ferramenta.

Como comprovar a proficiência no inglês?

Se o profissional ou estudante desejar comprovar sua fluência no idioma, seja para ter uma experiência internacional ou para exigências de empresas, deverá avaliar sua fluência no idioma através de testes de proficiência. O site Guia do Estudante ( saiba mais) apresenta dois testes mais comuns para universitários provarem a proficiência, são o Toefl (Test of English as a Foreign Language, ou Teste de Inglês como Língua Estrangeira, em tradução livre) e o Ielts (International English Language Testing System, ou Sistema Internacional de Teste de Língua Inglesa).

O teste Toefl divide o tempo para leitura, compreensão auditiva, conversação e redação e o Ielts divide o tempo para compreensão auditiva, interpretação de texto, redação e conversação. Esses testes são feitos por instituições sem fins lucrativos e são aplicados em locais autorizados espalhados pelo país. O valor dos testes é em torno de US$ 200 (aproximadamente R$ 1.074, 31 na cotação atual do dólar) e as inscrições podem ser feitas via internet.

Considerações finais

Saber um novo idioma, principalmente o inglês, é imprescindível tanto para estudantes quanto para profissionais da engenharia, senão para todos. O conhecimento desse idioma abre oportunidades na carreira e possibilidades de se obter novos conhecimentos, tornando o profissional mais capacitado. Desse modo, percebe-se que ter a proficiência nesse idioma faz aumentar as chances de sucesso profissional.

 

 

 

 

1 comentário em “O idioma número 1 na engenharia: Inglês”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *